SG do TA quer continuar a contar com o apoio de todos O SECRETÁRIO-GERAL (SG) do Tribunal Administrativo (TA), Milagre João Manhique, expressou o seu desejo de continuar a contar com o apoio de toda a comunidade do Tribunal para levar a bom porto as actividades desenvolvidas pela Instituição na prossecução da sua missão de garantir justiça administrativa, fiscal e aduaneira, bem como o controlo da boa gestão e da utilização dos dinheiros públicos. “Quero aproveitar este momento para agradecer a todos pelo apoio que tenho recebido desde o primeiro dia e gostaria de continuar a contar com este apoio para o alcance dos objectivos da Instituição”, disse. O Secretário-Geral do TA, que falava no encontro havido recentemente, que marcou o fim do processo de passagem de pastas, iniciado logo após a sua posse, aproveitou a ocasião para agradecer pelo apoio e entrega da antiga Secretária-Geral do TA, Ana Maela, durante o processo. Na ocasião, a então Secretária-Geral do TA apresentou, em linhas gerais, a relação de trabalho entre o Secretário-Geral do TA e as áreas da Instituição, sublinhando os aspectos desafiadores de cada área. As pastas entregues ao Secretário-Geral do TA contêm informações exaustivas referentes à composição, estrutura, funcionamento, principais actividades e desafios de cada uma das áreas do Tribunal. Nos próximos dias, o Secretário-Geral do TA deverá manter encontros com cada uma das áreas para se inteirar do seu funcionamento. Vale lembrar que Milagre Manhique substituiu no cargo a antiga Secretária-Geral, Ana Maela, que passou a exercer as funções de Juiz Conselheiro do TA.
About us
O Tribunal Administrativo e o orgao superior da hierarquia dos tribunai administrativos, fiscais e aduaneiros. O TA surgiu no contexto da aprovaçao da primeira Constituiçao de 1990. O TA encontra-se organizado em Plenario e em tres Secçoes, sendo a Terceira organizado em Subsecçoes. Primeira Secçao - Contencioso Administrativo. Segunda Secçao - Contencioso Fiscal e Aduaneiro. Terceira Secçao - Contas Publicas.
- Website
-
https://www.ta.gov.mz/#/
External link for Tribunal Administrativo
- Industry
- Courts of Law
- Company size
- 501-1,000 employees
- Type
- Self-Employed
- Founded
- 1992
- Specialties
- Controlo da legalidade dos actos administrativos e a fiscalizaçao da legalidade das despesas publicas
Employees at Tribunal Administrativo
Updates
-
Criação do CDC TA inteira-se do funcionamento da Escola de Contas Públicas do TCE-PE O TRIBUNAL Administrativo efectua, desde o dia 21 de Outubro, uma visita de estudo ao Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco (TCE-PE), no Brasil. A visita tem como objectivo inteirar-se do funcionamento daquele Tribunal, no geral, e da sua Escola de Contas Públicas, em particular. A delegação do TA foi recebida pelo Presidente do TCE-PE, Valdecir Pascoal, num encontro que contou com a presença dos conselheiros Carlos Neves, Eduardo Porto e Ranilson Ramos, o gestor de Programas Especiais do TCE-PE, Breno Spíndola, e a Coordenadora da Escola de Contas, Evangelina Guerra. Na ocasião, o Presidente do TCE-PE destacou a relação histórica de irmandade entre os dois Tribunais. “Espero que a visita seja bastante produtiva. O TCE-PE está à disposição para ajudar nessa troca de experiências tão importante para as duas instituições”, disse. O Diretor Nacional de Recursos Humanos do TA e chefe da missão, Joaquim Panguana, explicou que a visita acontece numa altura em que a Instituição se prepara para implantar o seu Centro de Desenvolvimento de Competências (CDC), que seria no modelo de uma Escola de Contas Públicas. “Queremos uma base que nos permita avançar com esse projecto com o mínimo de dificuldades”, afirmou. O TA faz-se representar, nesta visita, pela Assessora do Presidente, Edurne Munhequete, pelos Diretores Nacionais dos Recursos Humanos e de Administração e Finanças, Joaquim Panguana e Beatriz Amós Gulela, respectivamente, pelos Coordenadores da Direcção de Sistemas de Informação e do Gabinete Jurídico e de Estudos, Lara Buvana e João Langa, respectivamente, além da representante dos parceiros de cooperação, da GIZ, Nilsa Magaia. A visita àquele Tribunal conta com o suporte do Programa Boa Governação Financeira (BGF), na sua fase 3, uma parceria entre a República de Moçambique, a Cooperação Alemã, a Embaixada da Suíça em Moçambique e a União Europeia, implementado pela GIZ, com as suas contrapartes moçambicanas.
-
-
Na província de Inhambane: TA dissemina seu papel na gestão da coisa pública O TRIBUNAL ADMINISTRATIVO (TA) realizou, recentemente, palestras inseridas nas Jornadas Jurídicas, na província de Inhambane, no âmbito da divulgação do seu papel, bem como do aumento da visibilidade da sua actuação. A acção, coordenada pelo Gabinete Jurídico e de Estudos do TA, enquadra-se no Plano Corporativo 2022-2025 (PLACOR-IV) e visa, dentre outros objectivos, divulgar as atribuições, competências e o funcionamento do TA, para além do seu papel na transparência da gestão dos dinheiros públicos. Num encontro mantido com o Secretário Permanente, na província de Inhambane, a delegação do TA, através do Coordenador do Gabinete Jurídico e de Estudos do TA, João Langa, congratulou a representação do Estado em Inhambane, pela abertura e resposta pontual em receber a equipa do TA, visando a efectivação deste desiderato, que busca aproximar o TA à Sociedade e aumentar a eficácia e a visibilidade da actuação desta Instituição Suprema de Controlo externo. Por sua vez, o Secretário Permanente, na província de Inhambane, Ricardo Nhacuongue, enalteceu a acção do TA de levar a cabo estas jornadas jurídicas. Para Nhacuongue, a iniciativa contribuirá para o reforço das competências técnico-administrativas dos gestores públicos, no que concerne à tramitação processual, o que, segundo referiu, concorrerá para a melhoria da gestão dos fundos públicos. A acção decorreu nos distritos de Vilankulo, Maxixe, Inharrime e na cidade de Inhambane, e abrangeu gestores de entidades públicas, agentes económicos e estudantes do ensino superior, oriundos dos distritos de Mabote, Funhalouro, Govuro, Inhanssoro, Homoíne, Massinga, Morrumbene, Inharrime, Jangamo, Panda e Zavala. A equipa do TA destacada para a Província de Inhambane foi constituída pela Assessoria do Presidente do TA, técnicos das Contadorias de Contas e Auditorias e do Visto, da Direcção de Recursos Humanos, do Gabinete de Comunicação e Imagem e do Gabinete Jurídico e de Estudos do TA. Importa realçar que a acção escalou, numa primeira fase, as províncias de Maputo e Gaza, devendo abranger, proximamente, as províncias das regiões Centro e Norte do país.
-
-
Referente à execução orçamental de 2023: Relatório e Parecer do TA sobre a CGE entregues à AR O TRIBUNAL Administrativo (TA) procedeu, ontem, 30 de Setembro, em Maputo, à entrega do Relatório e do Parecer sobre a Conta Geral do Estado (CGE), referentes à execução orçamental de 2023, à Assembleia da República (AR), em cumprimento do previsto no n.º 3 do artigo 51, da Lei n.º 14/2020, de 23 de Dezembro, que estabelece os princípios e normas de organização e funcionamento do Sistema de Administração Financeira do Estado (SISTAFE). O acto acontece depois de o TA ter aprovado, no dia 27 do mês em curso, em sessão plenária, os Documentos em alusão, no culminar de um processo que iniciou com a realização de auditorias a diversos órgãos e instituições do Estado, seguidas da análise da Conta enviada ao TA pelo Executivo e, de seguida, elaborado o Relatório Preliminar sobre a mesma, em relação ao qual o Governo exerceu o direito do contraditório que lhe assiste. O Relatório e o Parecer sobre a CGE são documentos de natureza técnica, independentes, que avaliam a actividade financeira do Estado, relativa a um ano económico, segundo os critérios de economia, eficiência e eficácia e destinam-se à AR, para efeitos de apreciação e deliberação sobre a CGE. Contêm constatações sobre a Conta, bem como registos da execução do Orçamento do Estado e as pertinentes recomendações, no âmbito da transparência na gestão das finanças públicas.
-
-
TA prepara seu III Plano Director de Sistemas de Informação O TRIBUNAL Administrativo (TA) está a finalizar a elaboração do seu mais recente Plano Director de Sistemas de Informação e Comunicação (PDSI III). Para o efeito, teve lugar, recentemente, um encontro que tinha em vista partilhar a proposta do PDSI III com os membros do Conselho Técnico do TA para o seu aprimoramento. Na ocasião, a Coordenadora da Direcção de Sistemas de Informação e Comunicação (DSIC), Lara Acácio Buvana, falando durante a contextualização do evento, disse tratar-se de um documento que apresenta linhas orientadoras, metas e directrizes para o alcance dos objectivos estratégicos concernentes às Tecnologias de Informação e Comunicação, estabelecidos no Plano Corporativo do TA 2022-2025 (PLACOR IV). Segundo Buvana, a proposta do PDSI apresenta o diagnóstico actual, no que diz respeito ao grau de maturidade do TA, em termos de Tecnologias de Informação, e prevê, dentre vários aspectos, a integração de todos sistemas e processos existentes na Instituição, a digitalização e desmaterialização de todos processos, para além da conclusão da informatização do processo de trabalho nos sectores. O encontro visava colher subsídios dos membros do Conselho Técnico com vista ao aprimoramento do documento, tendo estes sublinhado, dentre vários aspectos, a necessidade de o PDSI III contribuir para o fortalecimento da capacidade interventiva da DSIC.
-
-
Presidente do TA recebe Presidente do Tribunal Supremo Popular de Cuba PRESIDENTE do Tribunal Administrativo (TA), Lúcia Maximiano do Amaral, recebeu em audiência, nesta segunda-feira, o Presidente do Tribunal Supremo Popular de Cuba, Rubén Remígio Ferro, no seu gabinete de trabalho. Durante o encontro, Lúcia Maximiano do Amaral destacou as atribuições do Tribunal Administrativo, enfatizando a importância do controlo dos fundos públicos, realizado pela Terceira Secção do TA, a Secção de Contas Públicas. A Presidente do TA reafirmou a disposição da Instituição em cooperar com o Tribunal Supremo Popular de Cuba em questões de fiscalização prévia, sucessiva e concomitante, além de outros aspectos relevantes para ambas as instituições. Rubén Remígio Ferro, por sua vez, explicou o funcionamento do Tribunal Supremo Popular de Cuba, ressaltando que, embora existam similaridades nos objectivos, em Cuba, a entidade fiscalizadora de recursos públicos, conhecida como Controladoria, é um órgão externo e independente do Tribunal Supremo Popular. Para Ferro, a visita foi uma oportunidade para fortalecer os laços de cooperação entre as duas instituições. O Presidente do Tribunal Supremo Popular de Cuba fez-se acompanhar pelo Juiz Conselheiro e Director-Geral de Relações Internacionais e Cooperação, Pedro Medina Gutiérrez, pelo embaixador de Cuba em Moçambique, Jorge Luís López Tormo, pelo Segundo Secretário responsável pelos Assuntos Consulares, Roberto Esquivel Díaz, e pelo Juiz Conselheiro do Tribunal Supremo de Moçambique, António Paulo Namburete.
-
-
Na Província de Gaza: TA divulga suas atribuições e competências NO âmbito das Jornadas Jurídicas para a divulgação do seu papel junto à Sociedade, o Tribunal Administrativo (TA) realiza, de 2 a 6 de Setembro corrente, um périplo pela província de Gaza. A iniciativa visa aproximar cada vez mais o TA à Sociedade. A acção, que é coordenada pelo Gabinete Jurídico e de Estudos do TA, enquadra-se no Plano Corporativo 2022-2025 (PLACOR-IV) e visa, dentre outros objectivos, divulgar as atribuições, competências, o funcionamento do TA, para além do seu papel na transparência na gestão dos dinheiros públicos. Antes do início das palestras junto dos diversos sectores naquela província, a delegação do TA foi recebida, na cidade de Xai-Xai, pelo Secretário de Estado na Província de Gaza, Lourenço Lindonde, que enalteceu a iniciativa, tendo referido que a acção, com carácter pedagógico, vai também reforçar a relação entre o TA e as diversas entidades públicas sujeitas à prestação de contas junto deste órgão fiscalizador. Por seu turno, João Langa, Coordenador do Gabinete Jurídico e de Estudos do TA, congratulou a representação do Estado em Gaza, pela abertura e pronta resposta em receber a equipa do TA para a materialização deste desiderato, que busca aproximar o TA à Sociedade e que deverá, igualmente, decorrer noutros pontos do País. Na província de Gaza, a actividade deverá acontecer em Xai-Xai, Macia e no Município da Praia do Bilene, devendo beneficiar a gestores, funcionários públicos, agentes económicos e outros sectores da sociedade. Integram a equipa de trabalho a Assessoria do Presidente do TA, as Contadorias de Contas e Auditorias e do Visto, a Direcção de Recursos Humanos, o Gabinete de Comunicação e Imagem, para além do Gabinete Jurídico e de Estudos do TA.
-
-
Fortalecimento da capacidade institucional do TA: AFROSAI-E escala Tribunal Administrativo O TRIBUNAL Administrativo (TA) recebeu recentemente nas suas instalações, Zakiya Fareed, representante da Organização Africana das Instituições Supremas de Controlo, de expressão inglesa (AFROSAI-E). Zakiya Fareed escalou o TA, no âmbito do estreitamento de relações de cooperação e para inteirar-se sobre o seu funcionamento. Na ocasião, a representante da AFROSAI-E auscultou parte das áreas estratégicas do TA, dentre elas, a Contadoria de Contas e Auditorias (CCA), a Direcção de Recursos Humanos (DRH) e o Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI), visando o aprimoramento do âmbito de actuação da Instituição, na prossecução da sua missão de garantir a Justiça Administrativa, Fiscal e Aduaneira ao cidadão, bem como o controlo da boa gestão e utilização dos dinheiros públicos. Moçambique é membro da AFROSAI-E, desde 1996. Trata-se de uma organização que constitui um braço africano da Organização Internacional das Instituições Supremas de Auditoria (INTOSAI), que desempenha um papel facilitador na região ao compartilhar informações com os seus membros e apoiá-los para a melhor execução dos seus mandatos, fortalecendo a capacidade institucional e ajudando-os a cumprir com sucesso os seus mandatos de auditoria, fazendo assim a diferença na vida dos cidadãos.
-
-
Obrigado por nos ter recebido muito bem. Tenho certeza que partilhamos boas experiencias que nos ajudarao a fortificar o nosso sector de comunicaçao. A conversa e a troca de vivencias que tivemos contribuirao significativamente no engrandecimento dos nossos sectores e das nossas instituiçoes. Estamos imensamente gratos👌
Coordenadora do Jornalismo do TCE-ES Assessoria de comunicação | Comunicação Pública | | Comunicação Interna
Recebemos ontem uma comitiva do Tribunal Administrativo de Moçambique. Falamos de estratégias de comunicação, fluxos e processos de trabalho, contamos nossa trajetória desde o início da criação do setor de Comunicação dentro do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo - TCEES e passamos por alguns dos nossos novos produtos. Uma conversa proveitosa e de muita troca.
-