Comunidade Brasil-Québec - CBQ - TI

Comunidade Brasil-Québec - CBQ - TI

936 members
  • Join

    When you join a group, other members will be able to see your profile and message you. The group logo will be visible on your profile unless you change that setting.

  • Information and settings

Have something to say? Join LinkedIn for free to participate in the conversation. When you join, you can comment and post your own discussions.

-

CV québécois: Dicas de como fazê-lo, erros à évitar, etc.... Manager's Choice

Bom dia,

um colega me pediu para abrir este tópico para que nos que estamos aqui no Québec pudéssemos orientar com mais detalhes como elaborar um CV que seja bem aceito, sem erros culturais, afinal um CV aqui nao tem foto, como os que os franceses fazem, nem colocam o estado civil, idade (critérios considerados descriminatórios aqui no Québec).

Bom, o objetivo é explorar as experiências dos demais colegas que como eu ja fizeram suas pesquisas, alias comecaremos por elas e depois o que devemos fazer e nao fazer num CV.

Segue um hiperlink que gosto muito e indicava aos demais colegas e que eu mesmo usei :

- http://emploiquebec.net/publications/pdf/00_emp_guiderecherche_2009-04.pdf

- http://conseils-carriere.monster.ca/cv-et-lettres-de-presentation/exemples-de-cv/jobs.aspx

Esta partida a discussao!

Abraços

  • Comment (25)
  • March 30, 2011
  • Close viewer

Comments

  • Tatiana T.

    Tatiana

    Tatiana T.

    Conseillère en ressources humaines - Division de la dotation chez Ville de Quebec

    Que bom que vc qbriu esse topico! Ja vi mta gente perder a oportunidade de ir pra ma entrevista por causa de CV mal feito. Gente a primeira regra eh nao existe um unico Cv. O CV tem que ser adaptado a vaga!!!!!! Toda vaga mostra as exigencias do cargo e em geral temos menos de 1 min pra decidir se continuamos ou nao lendo o CV, entao tem que deixar mto claro logo de cara q vc tem as exigencias pedidas.... Sem mto bla bla.... Deixe assunto pra entrevista, mas lembre-se de colocar a verdade sempre... Nao tem nada pior que candidato que tenta manipular o cv e depois se enrola na entevista pra explicar! Fiquem atentos pra colocar toda experiencia relevante para o cargo que pode ser considerada pra calcular o salario. O calculo do salario eh baseado nos anos de experiencia PERTINENTE ao cargo. ADAPTAR o CV a vaga, sem mentir nem omitir coisas importantes eh o segredo.

  • Jane S.

    Jane

    Jane S.

    Technologue en Génie Mécanique

    Carlos,
    obrigada pela dica!

    Tatiana,
    Por mais que a gente se esforce, é sempre difícil saber o que dizer e o que não mencionar no curriculum, especialmente quando se tem vários anos de experiência e atuação em diversas áreas.
    Saber o que quem está do outro lado avaliando o CV espera com certeza ajuda muito.
    Obrigada por compartilhar.

  • Elaine V.

    Elaine

    Elaine V.

    HR Advisor - Professional integration

    Boa iniciativa! Me disponho a responder quaisquer duvidas. Outro site interessante com boas dicas (CV-Test-Emplois, Aide à l'emploi e Oeuvrages de référence) é :

    http://www.monemploi.com

  • Elaine V.

    Elaine

    Elaine V.

    HR Advisor - Professional integration

    EXATAMENTE! Realmente, o CV tem que chamar a atençao para a vaga anunciada. Portanto, CVs genéricos NAO FUNCIONAM! Procurar emprego é um "trabalho", entao é necessario, sim, investir tempo "maquiando" o CV para que ele se destaque nas maos de quem o receber. Os detalhes (nivel dos idiomas, por exemplo), como bem disse a Tatiana, serao ditos na entrevista. Obviamente, entende-se que essa "maquiagem" é uma maneira de "se vender" melhor e nao de mentir - aliàs, a ATITUDE e a SINCERIDADE na hora da entrevista sao fundamentais - os québécois se baseiam bastante no interpessoal...

  • -

    - -.

    Obrigado Tatiana pela colaboracao.

    Sabia que o assunto ser do seu interesse ;-)

    Mais saiba que sao de muitos outros aqui também!

    Otimas informacoes!

    Abraços

  • -

    - -.

    Obrigado Elaine por aceitar o convite de vir aqui contribuir!

    Para os colegas que nao sabem a Elaine trabalha no governo do Québec (MESS) e ja havia si disposto ajudar os colegas da CBQ exatamente neste sentido.

    Se os colegas quiserem entrar em contato direto com ela, tenho certeza que ela, na medida do possivel, pode ajudar os colegas também!

    Merci Elaine!

  • Antonio M.

    Antonio

    Antonio M.

    Consultant at CGI

    é o teu unico cartucho !, como fazer pra que ele se destaque entre outros 300 ?
    Teu CV tem menos de 30 segundos pra chamar a atençao de um recrutador !

    Como disse o Carlos anteriormente... 2 paginas no maximo !

    Resumindo : o CV nasce com um so' objetivo .... CONSEGUIR UMA ENTREVISTA!

    1) Se for pra colocar o CV num site como o monster.ca,
    Substituir os textos longos e descriçoes detalhadas por palavras chaves tipo...PMP, SQL, DB2, ORACLE, SAP e etc...
    Melhor ainda é colocar as palavras chaves juntas logo nas primeiras linhas do CV, assim o recrutador vai se interessar em ler o resto do CV.
    As empresas fazem buscas de CV por palavras chaves, se o teu CV tem todas as palavras chaves que eles querem, voce tem uma chance que o teu CV seja lido..

    2) Se for pra enviar o CV para uma empresa ou para uma vaga !
    Estudar a descriçao da vaga, e adaptar o CV para o que esta descrito na VAGA...nao inclua experiencias desnecessarias...
    Se a VAGA esta pedindo .NET com Visual Basic e SQL Server prepare o teu CV exclusivamente para estes produtos. Deixe pra falar do resto de teu conhecimento para a entrevista, Faça o possivel para que o CV se pareça o maximo possivel com a descriçao da Vaga, CVs generalistas tem poucas chances de ser lidos ...

Have something to say? Join LinkedIn for free to participate in the conversation. When you join, you can comment and post your own discussions.

Your group posting status

Your posts across groups are being moderated temporarily because one of your recent contributions was marked as spam or flagged for not being relevant. Learn more.

Feedback